A importância da Festa de São José Operário

 

No ano de 1955 o Santo Padre, o Papa, Pio XII instituiu a Festa de São José Operário, dando assim às comemorações do 1º de Maio um sentido cristão. 

Como todos sabemos o Dia do Trabalho, ou dos Trabalhadores, tem suas origens no final do século XIX nos Estados Unidos, onde movimentos sindicais organizavam greves no intuito de obter melhores condições de trabalho para os operários empregados nas fábricas da época; de forma particular nos recordamos da greve de Chicago em 1886 onde, após intensos conflitos com as autoridades policiais, a greve foi debelada com centenas de mortos. 

Ao longo dos primeiros anos do século XX, com o advento dos movimentos socialistas e comunistas, as comemorações em memória aos mortos do 01/05/1886, já bastante difundidas, passaram a ser utilizadas como meios para se divulgar seus ideais aos trabalhadores. 

Temendo pelo crescimento dos ideais socialistas e comunistas entre os trabalhadores católicos, ao mesmo tempo em que se sentia a necessidade de reafirmar o papel da Igreja como instrumento de transformação social, o Papa Pio XII achou por bem instituir na data de hoje a Festa de São José Operário, o Padroeiro dos Trabalhadores.

Mas, por que celebrar a este título de São José? Desde o início da caminhada histórica da Igreja os autores sagrados se esforçaram por destacar os principais aspectos de São José, apontado como homem integro e justo e TRABALHADOR. 

O zeloso guardião da Virgem Maria e de seu Santíssimo Filho dedicou, no silêncio das palavras, os anos de sua vida ao trabalho atuando como carpinteiro, uma função de extrema importância naqueles tempos imemoriais. 

Hoje, olhando para São José o Trabalhador, somos chamados a render graças pelo nosso trabalho, meio pelo qual nos é dado retirar o sustento de nossa família e contribuir com a construção do Reino de Deus entre os homens. 

Que São José nos inspire no seguimento do Cristo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE MAIO É O MÊS DE NOSSA SENHORA?

O que é a devoção da Divina Misericórdia?